O que é?
O Botox® (toxina botulínica) é uma substância que atua na paralisação temporária dos músculos faciais, isso porque ela age bloqueando a condução de estímulos neuronais responsáveis pela contração muscular. reduzindo as rugas (responsáveis pelas linhas de expressão) e trazendo um aspecto mais jovem para quem realiza o tratamento.
Indicação/solução/para o que serve?
Além de ser indicado para questões de saúde como o tratamento de doenças (microcefalia, espasmos musculares, bruxismo, gagueira e paraplegia), esse procedimento é utilizado para fins estéticos atuando na redução de rugas e marcas de expressão, proporcionando uma aparência rejuvenescida. Dentre seus benefícios, encontram-se os rápidos e previsíveis resultados, aplicação quase que indolor, rápido retorno às atividades habituais, favorecimento a um aspecto mais leve e equilibrado ao rosto. Pode ser aplicado nas regiões da testa, no espaço entre as sobrancelhas, na região logo acima das sobrancelhas, na lateral dos olhos e no queixo.
Pré-requisitos
Não tem uma idade específica para a aplicação do Botox®, entretanto o tratamento pode ser feito após os 25 anos caso as rugas de expressão comecem a gerar incômodo e seja de interesse do paciente reduzir essas marcas naturais, proporcionando um bem estar para quem realiza o procedimento.
Contraindicação
É contraindicado realizar esse procedimento: apresentando infecções ou inflamações na região da aplicação, sendo alérgico à substância, sendo gestante ou lactente.
Geralmente o Botox® não apresenta complicações, entretanto, em poucos casos, pode ocorrer: edema (inchaço), formigamento na área aplicada, eritema (mancha vermelha), dor de cabeça, perda de força (fraqueza), gripe e alergia.
Intervalos de aplicação
Após a primeira aplicação, mudanças podem ser observadas depois de 48 horas, entretanto, o resultado é obtido em 15 dias. A toxina botulínica atua durante cerca de 4 a 6 meses, sendo assim, é recomendado aguardar esse período para realizar uma nova aplicação, já que existe um risco de se desenvolver resistência à substância.